Tecnologia Simples

A nova era do Assistencialismo

Participei de um evento sobre marketing digital que discutiu a nova era na Internet e como isso irá ditar as novas formas de vendas, propaganda, consumo e relacionamento entre as pessoas. Sabemos que a Internet muda constantemente e segundo Suzana Apelbaum, diretora criativa do Google, diz que a nova era é do Assistencialismo.

Palavra mais usada em 2017 no Google

A palavras mais usadas no Google em 2017 foi a palavra em “how” que traduzindo significa “como“. As pessoas estão buscando cada vez mais conteúdo para ajudar outras pessoas ou tentar solucionar algum problema.

Tem até um vídeo oficial da google que mostra o que foi mais buscado em 2017

Como ganhar dinheiro na Internet nessa nova era?

Estudos mostram que o consumidor está mais curioso, mais exigente e também mais impaciente. Isso quer dizer que se você quiser vencer o concorrente, vai precisar deixar velhos conceitos e buscar novas formas de atrai-lo.

A melhor forma é você deixar a propaganda tradicional de lado e vender seu produto tentando oferecer primeiro algo que crie valor ao cliente e só depois você pode oferecer alguma venda.

Assistência é uma forma de propaganda

Suzana explica que 90% dos brasileiros vão para o YouTube procurar como resolver algum problema que ele tem. Ao invés da empresa tentar cortar o vídeo para mostrar seu produto, porque não colocar seu produto no vídeo de forma mais natural.

E funciona?

Sim, funciona muito bem.

Aqui vou mostrar um exemplo muito bem feito pela Skol no Carnaval de 2018 com a YouTube JoutJout Prazer que mostra a sensibilidade a movimentos sociais e culturais.

Nesse exemplo, vimos que a Skol promoveu uma propaganda usando o assistencialismo. Ela entregou o conteúdo ou mensagem e não deixou de vender o seu produto o tempo todo durante o video sem que pareça forçado.

Suzana fala em 3 exemplos que você pode seguir e aplicar em sua empresa

  1. Combine entreterimento com utilidade
  2. Antecipando e resolvendo as necessidades dos usuários
  3. Ser sensível a movimentos sociais e culturais e dê sua contribuição

Indo para o lado da tecnologia, hoje está cada vez mais comum assistentes virtuais em nossa vida. Os mais populares são: Google Assistant, Alexias e Siri.

Google Assistente

O aplicativo do Google é um exemplo muito claro de como as coisas estão mudando rapidamente. Google Assistente é um aplicativo que ajuda o consumidor como ele quer. Disponíveis no android e no Google Home eles estão cada vez mais entrando na rotina das pessoas.

Alexa

Alexa é da Amazon outro assistente que auxilia o consumidor. Ele é muito parecido com o Google Home e já está ajudando os pais com aquele bombardeio de perguntas que as crianças fazem durante uma determinada etapa da vida.

Siri

Outro assistente virtual é Siri, criado pela Apple para trabalhar em seus aparelhos. É o mais avançado em relação  aos concorrentes. Isso acontece porque esses sistema aprendem sozinho e cada vez mais eles entendem o perfil de cada usuário.

Assistencialismo a nova era

Enfim, cada dia que passa a Internet muda, muda tão rápido que não conseguimos acompanhar as tendências, mas uma coisa temos que fazer, antes de vender algo, entregar conteúdo, entregue algo de valor para seu cliente, para só depois ofertar algo para seu cliente.

Comentários

Você está fazendo algo de diferente em sua empresa ou só vendendo um produto? Coloque nos comentários o que você acha dessa nova tendência.

Newsletter

Quer receber também materiais, notícias, novidades e curiosidades do mundo da tecnologia? Se inscreva em nossa newsletter.

Descontos

Temos diversas parcerias com diversas empresas. Quer descontos? Acesse nossa página e veja as promoções que oferecemos para vocês. Promoções TechTem.

Redes Sociais

Siga a gente nas redes sociais. Facebook e Instagram.

Comentários