Tecnologia Simples

Como identificar uma notícia falsa as Fake News?

Estamos vivendo em tempos complicados, nossas redes sociais estão infetadas de notícias falsa. Algumas notícias são tão absurdas que faz a gente questionar como isso é possível. Por tanto, essas notícias são aquelas que precisamos tomar muito cuidado, pois há uma grande chance de ser uma Fake News. Entretanto, como identificar uma notícia falsa? Vou abordar de forma simples as principais motivos para desconfiar de uma notícia.

Fonte suspeita

Ao ver uma notícia, primeiro de tudo sempre veja o link de origem. Veja se é uma fonte confiável, porque, geralmente não são.

Notícia falsa pelé

 

Nesse caso a fonte é muito duvidosa, por isso é melhor procurar se o Pelé no caso da imagem realmente falou isso sobre Sergio Moro.

Exemplos de fontes confiáveis: globo.com.br, folha.com.br, uol.com.br, bbc.com.br, elpais.com.br e ig.com.br.

Cuidados com esses endereços também muito usam o mesmo nome mais mudam o final porque não pode ter o mesmo nome.

Exemplo: folha.com.br (Verdadeiro), folha.org (Falso).

Pessoa suspeita compartilhando

Além das notícias falsas, as redes sociais estão cheias de perfis falsos que no começou querem ser apenas seu amigo. Mas logo depois de um tempo, esse perfil e começa a publicar notícias que geram impactados negativos nas pessoas.

Perfil falso facebook

Esse é provavelmente um exemplo de perfil falso criado para ser usado para compartilhar notícias falsas. É importante que você só adicione pessoas que você conheça, pois caso ao contrário sua rede social será infestada de notícias que tentarão manipular você.

Um exemplo de uma Fake News

Nesse caso essa Fake News foi compartilhada pelo WhatsApp. Simplesmente alguém criou e começou a compartilhar, assim é bem difícil descobrir que foi o responsável pela notícia.

Notícia falsa Pabllo Vittar

A melhor coisa a se fazer é não compartilhar a notícia e pesquisar na internet se a notícia é verdadeira ou falsa. Porque você pode estar caindo em uma armadilha sem saber.

E como identificar uma notícia falsa?

Existem sites que são especializados em identificar as Fakes News. Os sites são: Boatos.org e o E-Farsas.

Ambos os sites são especializados em detectar notícias falsas. Além disso, tem outro lugar que que você pesquisar afim de descobrir a veracidade da notícia. O Google!!!

Buscar no Google

Primeiro de tudo, antes de compartilhar ou até mesmo acreditar na notícia é pesquisar no Google. Pegue a notícia e pesquise se ela é verdadeira ou não. Muitas vezes através dessa simples pesquisa você vai descobrir se a notícia realmente é verdadeira. Entretanto isso não irá resolver o problema, irá evitar que você caia na notícia falsa.

Prejuizos que a Fake News causam

Além da imagem arranhada da pessoa, do lugar, da empresa ou até mesmo de uma família. As Fakes News certamente alcançam proporção gigantesca de compartilhamento. Após a pessoa ter sido alvo de uma notícia falsa e dificilmente ela irá conseguir reconquistar a reputação de sua imagem da noite pro dia. Por isso é importante analisar a notícia.

Um exemplo recente foi o assassinato de Marielle Franco, vereadora da cidade de Rio de Janeiro. Após sua morte, surgiram vídeos, áudios no Whatsapp, fotos e até mesmo matérias que acusava a vereadora de ser esposa de traficante e ter sido eleita pelo crime organizado.

Mesmo após ter sido provadas que as notícias eram falsas, o estrago está feito. Muita gente já acha que ela realmente teve envolvimento e pior, até comemora a trágica morte. Por tanto esse é um assunto que merece total atenção sua, caso ao contrário estará participando de uma injustiça mesmo sem saber.

Por onde chegam as Fake News?

Por todos os canais possíveis, Facebook, Instagram, YouTube, WhatsApp, Twitter, E-mail e também blogs. Além disso, tem a conversa boca a boca, que se origina de alguma dessas redes sociais.

Minha conclusão

Concluindo, o problema não irá resolver somente com esses cuidados. Mas com certeza irá a longo prazo diminuir o compartilhamento e trazendo a todos uma consciência de filtrar a notícia antes de sair compartilhando.

Comentários

Você costuma tomar cuidado com as notícias que recebe. Já conseguiu identificar uma notícia falsa? Coloque nos comentários os cuidados que vocês está tomando para evitar as Fakes News.

Newsletter

Quer receber também materiais, notícias, novidades e curiosidades do mundo da tecnologia? Primeiro se inscreva em nossa newsletter.

Descontos

Temos diversas parcerias com diversas empresas. Quer descontos? Acesse nossa página e veja as promoções que oferecemos para vocês. Promoções TechTem.

Redes Sociais

Siga a gente nas redes sociais. Facebook e Instagram.

Comentários