Tecnologia Simples

FBI alerta de ataque mundial de malware em roteadores

O FBI alerta de ataque mundial de malware em roteadores promovidos por hackers da Rússia. Eles estariam introduzindo esse vírus como sendo um VPNFilter que assume o controle do roteador.

Qual o objetivo desse ataque?

Ainda não está claro o objetivo, mas o FBI suspeita que ao assumir o controle dos roteadores eles poderiam coordenar ataques mundiais em massa que poderia anular a conexão com à internet em bairros ou cidades inteiras. Além disso, não pode ser descartado o ataque em alvos específicos que possam causar algum prejuízo financeiro.

Ainda não se conhece o alcance desse ataque

Estima-se que mais de 500 mil roteadores em todo o globo já estão infectados com esse tipo de malware e a cada minuto esse número aumenta exponencialmente.

Como funciona esse malware?

Esse VPNFilter fica de forma oculta e adormecida no roteador guardando informações sobre nossas atividades na internet e isso inclui: senhas, sites, conversas e e-mails. Os investigadores diz que esses roteadores tem uma espécie de “botão letal” que pode inutilizar o aparelho e consequentemente derrubar a internet em sua residência.

Quais modelos de roteadores foram afetados?

O FBI ainda não sabe ao certo todos os modelos, mas numeraram alguns: TP-Link, Linksys, Cisco e Netgear. Mas não descartaram outros modelos.

Tem alguma recomendação?

Sim, os agentes recomendam algo muito simples. Reiniciar o roteador (desligá-lo da tomada e voltar a ligar); com isso vai inutilizar o malware na maioria dos casos. Mas o FBI não dá garantias que vai resolver.

Cisco recomenda mais procedimentos

A empresa Cisco que segundo o jornal El País detectou o ataque inicialmente fala que é melhor resetar o dispositivo para a configuração de fábrica para assegurar a exclusão do malware.

FBI alerta de ataque mundial de malware em roteadores

Se tratando de FBI não dá para saber até que ponto eles estão falando a verdade. Ou eles mesmo estão implantando algo em nossos roteadores para monitorar nosso movimento na internet. Infelizmente não temos como saber quem está falando a verdade.

Qual a minha recomendação?

Mude a senha dos roteadores e mude a senha do seu computador, e-mails, acesso a rede bancária pelo menos 1 (uma) vez a cada 3 meses para tentar diminuir o risco.

Fonte El País

Comentários