Tecnologia Simples

Qual tecnologia já existe de Black Mirror?

Black Mirror é um seriado que mostra as consequências extremas da tecnologia utilizadas pela pessoas. O avanço da tecnologia que visa facilitar nossa vida, acaba gerando algum tipo de tragédia. Assim sempre que termina um episódio vem aquele momento de reflexão.

Qual tecnologia já existe do seriado Black Mirror?

Por mais que os seriados nos dá uma dimensão extrema do uso da tecnologia, algumas tecnologias já existem. Sim, isso mesmo que você ouviu, alguma delas já até fazem parte do nosso cotidiano. Vamos a elas:

Momento Waldo

É um episódio onde um Boneco que funciona através do software que faz tanto sucesso que se elege a presidente do país.

Momento Waldo Black Mirror

Por mais louco que seja esse episódio, ele trás algumas informações importante. Ele tem um sistema que colhe informações das redes sociais sobre como as pessoas pensam e falam. Assim o Waldo fala exatamente aquilo que eles querem ouvir.

Atualmente já ocorreu um situação nos Estados Unidos, quando Donald Trump utilizou uma empresa de dados para entender o que as pessoas falavam nas redes sociais. Assim ele falava exatamente o que a maioria das pessoas queriam ouvir dos candidatos. Além disso eles se aproveitavam disso e espalhavam Fake News dos concorrentes e no fim, acabou gahando a eleição.

2018 no Brasil será o ápice das Fake News. Pode acreditar, já adianto, não acredite em nada das redes sociais antes de checar a veracidade do conteúdo publicado, cheque sempre as fontes das matérias.

Episódio Natal

Conta duas histórias simultaneamente, uma delas é uma célula que é retirada da cabeça de uma pessoa e colocada em um dispositivo que irá cuidar de todos os itens da casa. Ou seja, ligar luz, ligar a som, fazer o café, acionar alarmes ou resolver qualquer problema que tiver na casa.

Natal Black Mirror

O episódio aborda um extremo da automação residencial. Ou seja ela existe, mas da forma mais básica. Ligar luzes e apagar luzes através de um aplicativo que controla tudo. Cada dia que passa, mais utensílios podem ser controlados através do aplicativo.

Episódio Manda Quem Pode

O contexto principal do episódio é um menino que assiste uma pornografia em seu computador e o hacker acessa seu computador e começa a ameaça-lo a divulgar o vídeo dele se masturbando se ele não fizer o que hacker manda.

Manda quem pode Black Mirror

Hoje, já existem pessoas e empresas que visualizam as coisas que fazemos em nossos celulares, computadores e tablets. Com a intenção de oferecer produtos que estamos querendo comprar. Mas muitos casos, não são usados para coisas boas. Países fechados por exemplo, controlam tudo o que você faz no celular, caso ele não concordem, você pode ser preso ou outras coisas piores.

Episódio Odiados pela Nação

Esse episódio aborda o ódio nas redes sociais. Após uma figura pública morrer depois que diversas pessoas usarem uma hastag pedindo a morte de tal pessoa. A abordada no episódio é muito parecida como o Twitter.

O que acontece depois é muita gente desejando a morte de outras pessoas através das hastag.

A verdade é que esse episódio não aborda uma tecnologia em si. Mas ela aborda um comportamento humano diante da tecnologia. O resultado é um fim surpreendente.

USS Callister

Esse episódio aborda um jogo que é um avanço da realidade aumentada, onde a pessoa pode fazer o que quiser no jogo online.

Os Jogos de realidade aumentada já existem, como o Pokémon GO e a tendência é levar o usuário o máximo da imersão do jogo. Por enquanto a realidade aumentada, está engatinhando, mas não irá demorar muito para ter um jogo ou um sistema que chegue bem próximo a esse episódio.

Versão de Testes

Esse episódio também aborda um jogo, mas de terror que funciona como uma imersão na realidade aumentada.

O problema é que a realidade é tão aumentada que começa a gerar problemas psicológicos na pessoa que está jogando.

Hang the DJ

O episódio que acredito que todos já conhecem, o sistema trabalha com probabilidade de conhecimentos, interesses e comportamentos comuns para aumentar a chance de Match.

O sistema parecido já existe. O Tinder, ele aproxima as pessoas de interesses comuns dá o Match. Assim as pessoas começam a conversar para posteriormente poder marcar algum encontro.

Black Museum

O episódio em si mostra um museu com assassinatos que ocorrem com produtos tecnológicos. Mas durante o episódio ele aborda uma pessoa chegando em um Posto de Gasolina fechado e ela tirando uma placa solar para carregar seu carro.

Os carros elétricos ainda estão começando a ser vendidos e ainda são muitos carros, porém no futuro muito próximo a tendência é aumentar a venda e ficar mais barato.

Metalhead

O episódio aborda um final meio apocalítico que mostra alguns seres humanos tentando buscar alguns itens em um depósito e nisso encontram um Cachorro Robotizado.

A verdade que esses cachorros já existem e estão sendo testados das diversas formas. A Boston Dynamics trabalha com desenvolvimento de robôs para funções repetitivas e cachorros para ronda.

Cachorros Robôs da Boston Dynamics

Comentários

E o que você achou dessa nova temporada de Black Mirror? Coloque nos comentários o que você achou e se observou alguma coisa curiosa na série?

Newsletter

Quer receber material, notícias, novidades e curiosidades do mundo da tecnologia? Se cadastra-se em nossa newsletter.

Descontos

Temos diversas parcerias com diversas empresas. Quer descontos? Acesse nossa página e veja as promoções que oferecemos para vocês. Promoções TechTem.

Redes Sociais

Siga a gente nas redes sociais. Facebook e Instagram.

Comentários